Motoredutor - Redutores de Velocidade Para Motores

Então você está começando sua pequena empresa de fabricação de algum produto e vai precisa de um motoredutor de velocidade para o motor da sua esteira transportadora?

Mas você está começando agora seu negócio e não entende muita coisa sobre o assunto, certo?

Não se preocupe aqui vamos explicar tudo que você precisa saber para comprar o melhor motor redutor para sua fábrica.

motoredutor

O que é um redutor de velocidade?

Redutor de velocidade ou também conhecido como multiplicador de velocidades.

Ambos os termos acima se referem ao mesmo equipamento.

O único fator que difere um do outro é a finalidade que cada um possui.

O redutor, como o próprio nome já diz, reduz a velocidade de rotação de determinado motor.

Já o multiplicador aumenta a velocidade de rotação.

Esse equipamento é composto por um sistema de engrenagens, e são exatamente essas engrenagens as responsáveis por aumentar ou diminuir a velocidade rotação do moto redutor.

Essas engrenagens que controlam a rotação são de diversos tamanhos.

E todo controle de aumentar ou diminuir a velocidade está na transmissão do torque e da rotação de um sistema de engrenagem para o outro temos a mudança de velocidade.

Essa velocidade também é conhecida como velocidade angular.

Existem no mercado diversos tipos de redutores de velocidade e as aplicações desses equipamentos são as mais diversas possíveis.

Um redutor ou multiplicador de rotação pode ser aplicado desde uma grande empresa com uma enorme demanda no processo produtivo, como até as mais simples aplicações.

Como por exemplo, podemos usar um redutor para controlar a velocidade de fechamento de um simples portão residencial, ou até mesmo para controlar a rotação de um espeto que está assando em uma churrasqueira.

As peças que compõem um redutor de motor são eixos de entrada e saída, mancais, rolamentos, engrenagens e uma carcaça de ferro fundido que protege toda estrutura de engrenagens internas e outros componentes.

Motoredutor e seus benefícios

Por menor que seja o processo industrial na sua metalúrgica ou na sua empresa ligada ao ramo industrial você com certeza vai precisar de um motoredutor ou multiplicador de velocidade em algum equipamento.

Seja em uma esteira transportadora ou até mesmo para controlar a velocidade dos motores elétricos da sua linha de produção.

Um dos melhores benefícios dos redutores de motor é o baixo nível de ruído e vibrações no processo.

Sem falar no alto desempenho de rotação que pode e deve ser estipulado nas engrenagens, ajustando a potência de transmissão correta para o seu motor de acordo com suas necessidades.

Porém existe no mercado uma grande infinidade de redutores e cada um deles é direcionado para determinada máquina ou operação industrial.

Redutor de Motor: Quanto custa? Qual o preço?

Como sempre dizemos o barato pode sair muito caro, ou seja o redutor com o preço mais barato com certeza terá uma durabilidade inferior ao redutor com uma marca mais consagrada e consequentemente com o valor mais alto.

Mas não se preocupe muito com o preço caso você esteja começando sua linha de produção e esteja com o fluxo de caixa meio baixo.

No inicio não invista pesado em redutores novos e de grandes marcas como a Asten ou Bonfiglioli.

Você pode comprar um redutor usado no mercado livre, por exemplo.

Pelo menos nos primeiros meses até o seu negócio começar a crescer e você conseguir aumentar seu fluxo de caixa gradativamente.

E tem outro ponto muito positivo em comprar um equipamento usado.

Às vezes, dependendo do seu processo industrial você não vai precisar de uma potência de transmissão muito grande, dessa forma não irá forçar o trabalho das engrenagens do seu redutor.

E uma vez que você não força demais o trabalho das engrenagens você reduz o desgaste no processo de rotação entre uma engrenagem e outra.

Isso pode aumentar relativamente à durabilidade e vida útil do seu redutor de motor.

Sem falar que todos os componentes como rolamentos e eixos de entrada e saída ficaram bem menos sobrecarregados.

Dessa forma procure no mercado livre ou até mesmo em lojas físicas que vender esses equipamentos.

Com certeza você vai encontrar muitas lojas que além de venderem redutores novos também devem vender usados.

E a melhor parte de comprar em uma loja física é que você pode comentar com o vendedor, (que na grande maioria das vezes entende do assunto), qual será a aplicação do redutor de motor no seu processo industrial ou linha de produção.

Muitas vezes você pode gastar muito menos do que imagina ou anda orçando por ai.

Tipos de motoredutor nas Industrias

A grande maioria dos redutores é de engrenagens.

Isso por que a capacidade de transmissão é bem maior quando usamos engrenagens.

Os tipos de redutores que podemos encontrar são o redutor coaxial, o redutor cônico, redutor helicoidal e o rosca sem fim.

Os tipos mais comuns e utilizados nos processos industriais são o cônico e coaxial.

Mas dependendo do equipamento da sua linha de produção ou da aplicação da sua bomba você também pode optar pelos retores de rosca sem fim ou com dentes helicoidais.

Normalmente esses dois redutores são utilizados quando a demanda de transmissão de potência precisa ser maior do que o normal.

Em resumo, os redutores com dentes helicoidais são mais utilizados devido a maior confiabilidade e por terem uma melhor eficiência.

E devido a essa maior eficiência a chance de dar algum problema com as engrenagens ou algum outro componente do redutor é praticamente nula.

Agora, já os redutores com engrenagens de dentes retos são utilizados para aplicações mais simples onde não se exige uma menor força de transmissão entre o trabalho dos eixos de entrada e de saída.

Manutenção e devidos cuidados.

Essa é uma etapa que as pessoas se esquecem muito ou tentam economizar para gastar mais para frente.

E é justamente ai que mora o problema.

Todo redutor ou qualquer equipamento que trabalhe praticamente 24 horas por dia precisa das devidas manutenções e cuidados para conseguirem trabalhar com sua melhor eficiência.

Não adianta nada você esperar seu equipamento parar e dar problema para só depois tentar encontrar alguma alternativa para arrumar.

Pense da seguinte forma.

Normalmente em qualquer linha de produção temos um processo contínuo de etapas que nosso produto passará até se tornar o produto final.

Tendo isso em mente temos que entender que se um motor elétrico no meio do processo der problema por que um dos eixos do seu redutor travou ou também podemos ter problema com algum dos dentes de alguma engrenagem de entrada ou saída.

Os dentes da sua engrenagem tem um desgaste natural devido a transmissão que eles executam ou com outras engrenagens.

Esse contato constante desgasta ou pode até entortar ou quebrar algum desses dentes.

Enfim, uma infinidade de problemas pode acontecer.

E pior que isso, você quer mesmo que sua linha de produção fique parada por algumas horas por que você resolveu não fazer a devida manutenção preventiva nos seus redutores?

Qual seria o maior prejuízo?

Com certeza algumas horas com sua produção parada lhe daria muito mais prejuízo.

Sem falar que um redutor de motor que executa seu trabalho de transmissão com problemas técnicos não produz com eficiência.

Isso por que ele já está trabalhando sobrecarregado por que algum outro componente está com problema.

Manutenção: Nível de óleo, Atritos e Ruídos

Essas três simples vistorias em seus redutores podem evitar problemas enormes no futuro.

Sem falar que vai te poupar muito mais com possíveis manutenções corretivas.

Sempre veja se a viscosidade do óleo dentro do redutor está no nível correto de trabalho.

Além disso, tente encontrar possíveis furos na carcaça que podem causar vazamentos e óleo.

Outra dica importante é, dependendo da posição de trabalho do seu redutor, ( as vezes pode estar de lado, de cabeça para baixo, etc), sempre se certifique que fechou bem a válvula de óleo.

Lembre-se também que cada tipo de posicionamento demanda um nivelamento e alinhamento ideal para uma perfeita transmissão entre as engrenagens.

Verifique também possíveis ruídos ou atritos que o equipamento pode estar apresentando.

Se notar algum barulho diferente ou algum som fora do comum aba o redutor e verifique os encaixes entre as engrenagens.

As vezes ao movimentar ou mudar o redutor de posição alguma das engrenagens ficou fora do mesmo nível que a outra engrenagem estava.

Veja também se não tem nenhum dente torto ou quebrado entre as engrenagens.

E como última dica de manutenção sempre regule o torque de maneira correta dependendo do tipo de motor elétrico ou de aplicação em que você vai utilizar o redutor de velocidade.

Parceiros e Fornecedores